As melhores dicas pra fazer sua loja virtual dar certo

As melhores dicas pra fazer sua loja virtual dar certo

Com o avanço da internet, das redes sociais e de tantas tecnologias, as lojas virtuais tornam-se cada vez mais comuns e efetivas no setor comercial ao redor do mundo. São diversos modelos de páginas e sites que você pode transformar num verdadeiro negócio –e, assim, se tornar um empresário sem sair de casa ou sem gastar fortunas com o aluguel de um espaço físico e a contratação de diversos funcionários. Para te ajudar a montar uma loja e administrá-la bem, separamos algumas dicas:

1)Defina o foco do negócio

Quando falamos de empreendedorismo, é importante ter em mente questões cruciais de marketing, vendas e publicidade. Por isso, é de suma importância que, ao abrir uma loja virtual, você tenha muito claro em sua mente o foco de seu negócio. A primeira coisa a se pensar é se sua loja será de livros, bijuterias, móveis, objetos usados ou roupas, entre outras possibilidades. Escolha um segmento de negócios e trabalhe em cima dele – assim você conseguirá negociar melhor com os fornecedores e poderá apresentar melhor a identidade da loja para seus clientes, tornando sua identificação mais fácil e prática.

2)Organização e planejamento

Saber administrar o seu próprio negócio é também essencial para mantê-lo de pé. Por isso, é importante destacar o papel do planejamento e da organização para ter sucesso na venda dos produtos online. Coloque no papel todas as previsões de gastos, as despesas e os recursos necessários para colocar a empresa de pé e mantê-la funcionando. Faça previsões futuras, cenários de risco, análise de aproveitamento e pesquisas de opinião.

Organize os setores da sua loja de acordo com o que permite uma melhor visualização. Abuse de ícones, imagens, botões e tente passa ruma boa primeira impressão para que o cliente sinta-se confortável e atraído para voltar sempre que possível. Não esqueça de implantar um botão de reclamação e contato entre o cliente e os administradores da loja, e garanta um número fixo de pessoas comprando seus produtos.

3)Os serviços

Saiba disponibilizar os serviços e produtos de seu site com extrema qualidade e eficiência. Saber gerenciar seu estoque, os pedidos aos fornecedores e garantir que os produtos oferecidos estejam sempre disponíveis, é essencial para que o cliente sinta-se confortável em sua loja e queria realmente voltar a comprar com você. Outra questão a ser pensada é a entrega. Muitos consumidores deixam de comprar em determinados lugares por conta das condições em que os produtos chegam em suas casas e residências. Relatos de objetos quebrados, trocados ou mesmo que não chegaram são mais comuns do que se imagina. Erros do tipo só fazem com que a imagem de sua loja seja prejudicada e que os clientes se afastem de seus serviços e produtos.

4)Estratégias de marketing

Ter uma boa estratégia de marketing é muito importante pra quem tem uma loja virtual. Isso porque você não terá o espaço físico numa rua se auto-divulgando, nem mesmo terá muita eficiência distribuindo panfletos e flyers pela cidade. O negócio, portanto, é investir no marketing digital, através de estratégias de divulgação e do uso das redes sociais como meio de comunicação com os possíveis clientes.