Como as cores podem interferir no sucesso de seu e-commerce

Como as cores podem interferir no sucesso de seu e-commerce

Personalizar o seu e-commerce é um dos passos fundamentais para que você defina sua marca e alcance maior sucesso no mercado online. Quando você cria uma loja virtual, é preciso garantir uma experiência tão boa para quem visita seu site quanto a que ela teria se estivesse indo a uma loja física.

Entre as opções de uma loja física, para garantir uma boa experiência, está o uso de uma trilha sonora, fragrâncias agradáveis no ambiente e a forma como os vendedores irão abordar os clientes. No meio online isto deve ser traduzido no conteúdo, disposição do layout e também nas cores usadas para expressar os valores da marca.

Em especial as cores são um fator muito importante para transmitir as melhores mensagens e bem-estar de acordo com o seu setor de e-commerce. Existe toda uma teoria da psicologia das cores que vem sendo comprovada pelas lojas virtuais de sucesso, demonstrando que a tonalidade escolhida para uma loja pode deixar o consumidor mais impactado, incentivando-o a comprar – ou repelindo-o, nos casos em que a escolha é negativa e ele não se sente confortável.

Portanto, é indicado que as cores sejam escolhidas de acordo com a mensagem que você pretende passar para o seu consumidor, criando a melhor atmosfera para estimular sua abertura às compras.

Azul

Existem alguns estudos que já confirmam os efeitos do azul. Segundo essas pesquisas, a ideia que se passa com essa cor é clareza, eficiência e simplicidade. Ela está incluída em diversas marcas de fama internacional, comprovando a sua eficiência e a grande aprovação por parte dos consumidores.

Amarelo

Uma cor mais luminosa, o amarelo traz diversos benefícios também. Ele pode transformar de maneira radical o ambiente, criando mais vivacidade e sugerindo soluções para os problemas. Além disso, essa cor também representa a alegria, ativando a mente e favorecendo a criatividade das pessoas que ficam naquele ambiente – mesmo que virtual. A concentração também fica mais propícia, uma vez que sua ação está diretamente ligada ao sistema nervoso central, sendo indicado para e-commerces que trabalham com produtos mais criativos.

Vermelho

O vermelho tem a capacidade de estimular algumas reações no organismo humano, como a tensão muscular e o aumento da pressão arterial. Porém, isso não quer dizer que a cor seja prejudicial, visto que ela é vista normalmente por pouco tempo quando está em um e-commerce, servindo principalmente para atrair a atenção do consumidor e despertar nele o desejo de adquirir os seus produtos. Essa cor está normalmente ligada a produtos que aumentem o status ou satisfação do indivíduo.

Preto

O preto está normalmente ligado a situações mais tristes e de perda, ficando mal visto por parte de muitos designers. Porém, essa cor também é uma forma de transmitir mais dignidade, a ideia de poder e confiança. Comercialmente, também está ligado a produtos de luxo e maior sofisticação, sendo indicado para as páginas que vendam produtos com maior valor agregado.

Verde

O verde muitas vezes é usado como símbolo de esperança, mas pode ser usado para estimular outros sentimentos também. O verde está relacionado ao despertar da criatividade, encontro do equilíbrio, saúde, positividade e abundância. Além disso, ele também é uma forma de estimular o cliente a finalizar sua compra, sendo muito indicado nos botões de compras.

Laranja

O laranja é uma outra cor que favorece a positividade. Atraente como o vermelho, ele também é algo imperativo e mais agressivo, estimulando o cliente a tomar uma atitude. Por esse motivo, ele também pode ser uma excelente escolha para o botão de comprar. Quando você coloca o laranja em uma página de promoções, por exemplo, é normal que os consumidores sintam uma sensação mais forte de que aqueles preços são mais baixos.

Roxo

Sugerindo valores como o mistério, concentração, justiça, sofisticação, autoridade e também espiritualidade, o roxo é uma excelente opção para atender os nichos que buscam criar um ambiente sóbrio e cheio de energias positivas. Muitas vezes, essas cores estão relacionadas a lojas virtuais especializadas em artigos religiosos, ou também de funerárias. Lojas de moda, desodorantes, perfumes e produtos de saúde contra o envelhecimento também costumam fazer uso dessa tonalidade.

Rosa

O rosa pode ser identificado como uma cor mais quente, estando ligado principalmente à feminilidade, romantismo, descontração, sedução e também suavidade. Ele é normalmente usado em lojas de produtos femininos, principalmente de roupas íntimas; mas também floriculturas, lojas de cosméticos, nichos de moda e e-commerces com temas infantis.