Dia dos Pais: saiba como preparar seu e-commerce para esta data

Dia dos Pais: saiba como preparar seu e-commerce para esta data

Uma das principais datas comemorativas e de investimento por parte dos comerciantes no ano é o Dia dos Pais. Tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais é possível encontrar promoções e ofertas especiais para o período, atraindo sempre novos clientes a fim de conhecer a sua marca.

Para que a sua estratégia dê certo e seja um verdadeiro sucesso, entretanto, é necessário saber preparar o seu e-commerce para atender à demanda de maneira eficaz. Veja algumas dicas!

Planejamento

Traçar um planejamento adequado é essencial para a sua estratégia. O primeiro passo é avaliar os produtos vendidos em sua loja e pesquisar quais deles são os mais adequados para a data, e quais costumam ser procurados como presente. Investir em kits, combinações e oferecer diversas possibilidades para dar aos pais é essencial para atrair os consumidores.

Ficar atento à área financeira para que os preços sejam benéficos para ambas as partes é um dos itens mais importantes. Além disso, é preciso verificar o estoque e a quantidade de produtos que será oferecida para que a estratégia siga de maneira correta.

Divulgação

Anunciar as promoções com antecedência é uma das maneiras mais eficazes de garantir as vendas durante o período. Os clientes devem saber o que será oferecido em seu site para que eles possam se preparar para realizar a compra e não perderem as ofertas do dia.

Redes sociais, e-mail marketing e disponibilizar descontos especiais para os clientes mais antigos é uma maneira de atrair o público para o seu e-commerce, alcançar novos consumidores e até mesmo fidelizá-los. Criar esta expectativa é fazer com que eles não se esqueçam de conferir o seu catálogo de produtos.

Logística

Um dos passos mais importantes para que a sua loja virtual não saia no prejuízo está relacionado à logística. É necessário ficar atento à qualidade da entrega e embalagem, para que o produto seja entregue sem danificações – principalmente os mais frágeis, como eletrônicos. A devolução do produto gera prejuízo para a empresa e a possibilidade da perda do cliente para novas compras.

Além disso, é importante ficar atento ao preço do frete, que pode afetar diretamente as vendas. Investir em promoções e colocar produtos com valores abaixo do mercado, porém com o custo do frete alto, pode afastar o interesse de compra dos clientes. O ideal é que ele seja compatível até mesmo com o oferecido pela concorrência.

Interesse do consumidor

Uma das dicas mais importantes é selecionar os produtos que mais podem interessar aos seus consumidores e que combinem com esta data. De acordo com o ramo de atividade, os produtos comercializados e a procura de cada item, é possível avaliar o que chamará mais a atenção dos seus clientes.

Identificação

A ambientação do site faz com que o cliente se envolva e sinta o clima do Dia dos Pais. Ele se torna, desta maneira, um participante ativo daquele momento. Por isso, investir em um layout personalizado, criar banners e vitrines destinadas a produtos que possam interessá-los é uma ação importante. A data comemorativa não deve ser tratada como um dia normal, e o apelo emotivo é fundamental para chamar as pessoas, torná-las propensas a aproveitarem as promoções e comprarem mais.