Entenda o comportamento dos “compradores de fim de ano” e veja como sua loja deve se adequar

Compra online

Fim de ano chegando e as festas de confraternização, Natal e Ano Novo, também. Junto com as festas seguem as trocas de presentes e, consequentemente, aumentam o número de vendas das lojas. Isso acontece todo ano, fazendo até com que muitas lojas físicas e também virtuais contratem funcionários temporários para dar conta do grande número de clientes que recebem nessa época.

É o momento para todas as lojas organizarem suas vendas. É preciso considerar quais os produtos que deverão ser os mais vendidos para saber quais solicitar a mais para a distribuidora e ter certeza que não faltarão no momento da venda. Essa talvez é a parte que tende a ser mais difícil: descobrir quais produtos os compradores mais querem dessa vez.

Infelizmente, não há como ter certeza que aquela mercadoria que apresentou o maior número de vendas da loja no final do ano anterior fará o mesmo sucesso no ano atual durante esse mesmo período. Os consumidores mudam, assim como seus gostos e vontades. Ainda assim, dá para se organizar a partir das vantagens que todo comprador de final de ano gosta de ter ao comprar.

A partir de uma pesquisa feita pela Magento com 1.000 compradores e 100 lojas, foram obtidos dados das preferências dos compradores nessa época do ano e como as lojas se organizam para atender às expectativas dos seus consumidores.

Segundo a pesquisa, 53% das lojas começam a fazer campanhas sobre as compras de fim de ano em setembro ou mesmo antes. No caso dos compradores, a maioria (52%) começa suas compras a partir dos meses de outubro e novembro; apenas 29% começa a comprar na mesma época que as lojas iniciam seu marketing para essa época.

E com a Black Friday e a Cyber Monday chegando, muitas pessoas, principalmente os jovens, vão deixar para fazer suas compras nesse dia. Lojas online tendem a ganhar muito em tais datas, já que mais de 60% das pessoas costumam pesquisar preços na internet antes de realizar uma compra. Além dos bons preços, essas lojas também podem aproveitar para fazer promoção de frete grátis. Os dados levantados mostraram que 38% só compram online se houver frete grátis.

Prepare sua loja para oferecer grandes promoções. Promoções relâmpagos ou do tipo “pague um e leve dois” fazem grande sucesso entre os compradores de final de ano. Aposte em um bom marketing online, como através das redes sociais, e boas vendas!