Estratégias para impulsionar o m-Commerce

Estratégias para impulsionar o m-Commerce

Com a popularização dos dispositivos móveis, as compras on-line – que já fazem parte do dia a dia da maioria da população – consequentemente tiveram um aumento. Mais do que navegar pelas lojas virtuais, os números relacionados ao m-Commerce vêm registrando alta e surpreendendo os comerciantes.

De acordo com o PayPal, a quantidade de lojas on-line cresceu 21%, entre 2015 e 2016 – número que está relacionado, também, à facilidade que o segmento proporciona. Acompanhando este número, as compras por meio de dispositivos móveis também tiveram alta, sobretudo com o acesso à internet crescente no país.

A consultoria especializada GSMA realizou um levantamento que relaciona o aumento do uso de internet móvel no Brasil com a ascensão do 4G. A previsão, de acordo com o estudo, é de que haja um aumento de 87% nas conexões da quarta geração. No total da base ativa, isso representaria 15% dos 278 milhões de acesso (2G, 3G e 4G).

Para que você adapte o seu comércio e consiga lucros ainda maiores, confira algumas estratégias para impulsionar as vendas no seu m-Commerce!

Site mobile

Realizar pesquisas de produtos e preços enquanto está no caminho para o trabalho ou casa, no transporte público, em filas e salas de espera utilizando smartphones e tablets se tornou uma tendência. Para seguí-la, os empreendedores devem investir em uma loja virtual que renda uma boa experiência para o consumidor, independentemente do tamanho da tela em que ele está visualizando o site.

Investir em uma boa plataforma para o seu e-Commerce, portanto, pode render bons frutos. Esse modelo pode se ajustar a diversos tamanhos de tela e ser aberto em desktops, smartphones e tablets sem que o seu layout e as disposições dos itens, botões e outras funções sejam alteradas. O seu endereço web ficará melhor preparado para atender às necessidades dos clientes de forma mais rápida e barata.

O maior site de buscas da atualidade, o Google, revelou que uma das atualizações de seu algoritmo considera esse ajuste das páginas para o layout dos dispositivos móveis. Para pesquisas feitas em smartphones e tablets, o rankeamento daqueles que não forem compatíveis com essas plataformas é impactado de maneira negativa.

Mídias Sociais

Investir na divulgação por meio das redes sociais é um dos pontos mais importantes, tanto no e-Commerce como no m-Commerce. Este é um canal de via dupla que permite ao empreendedor realizar promoções, interagir e ter um relacionamento ainda mais estreito com seu cliente, permitindo um canal aberto de comunicação.

Vídeos, fotos e imagens chamam a atenção do seu público e acabam ganhando mais visibilidade devido às curtidas, comentários e compartilhamentos que podem gerar. O Facebook, por exemplo, uma das maiores redes sociais do mundo, criou um sistema que permite maior alcance de pessoas e anúncios pagos – exemplo seguido pelo Instagram.

Aplicativo

Os aplicativos exclusivos para a versão mobile não são mais considerados novidades no setor. Independente do sistema operacional, ele é quase um item obrigatório para enaltecer o nome da sua empresa e fazer com que os clientes tenham novas possibilidades ao realizar suas compras. Por isso, o uso deste método é indispensável na Era Digital.

Pensar em um m-Commerce é pensar em um app. O interessante é que ele chame a atenção dos consumidores, tendo sempre novidades, promoções e preços ainda mais baixos para os seus usuários. Dessa forma, é possível enviar notificações à tela do dispositivo sem lotar as caixas de e-mail, que estão cada vez mais em desuso.

Da mesma forma que acontece com os e-mails de marketing, e até mesmo com as interações nas mídias sociais, os aplicativos abrem um canal de comunicação. Eles também podem definir quais produtos são mais procurados, além de fidelizar os clientes antigos e atrair novos.

Publicidade direcionada

Uma das grandes vantagens que o m-Commerce pode conferir é a publicidade direcionada. Com ela, a possibilidade de aumentar as vendas em sua loja virtual fica ainda mais visível e próxima.

Como o método funciona? A partir do momento que o seu consumidor faz a linkagem do aplicativo da loja com seu perfil de alguma rede social, é possível obter mais informações sobre seus hobbies, gostos e comportamentos. Assim, fica mais fácil de realizar uma publicidade direcionada e considerada certeira.

Conteúdo

A melhor estratégia para potencializar as vendas do seu m-Commerce – e que também deve ser aplicada em e-Commerces e mídias sociais – é o conteúdo. Investir em uma equipe que ofereça aos seus consumidores informações de qualidade sobre os produtos e suas utilidades é considerado um dos grandes diferenciais de uma empresa.

Além disso, é possível investir em outros canais de comunicação, como blogs e páginas especializadas para cada produto, função ou tecnologia, proporcionando maior interatividade. Para render resultados mais sólidos, o SEO deve ser aplicado do site ao app, já que ele otimiza seus resultados nos buscadores, posicionando o seu negócio nos primeiros lugares.