Investir em marketing de qualidade pode impulsionar o seu e-commerce

Investir em marketing de qualidade pode impulsionar o seu e-commerce

O sucesso de uma loja virtual é dependente de uma combinação inteligente e pensada de diversos fatores, que vão desde a segmentação do público alvo até à escolha da plataforma que hospedará o seu comércio on-line.

Para negócios que estão começando, é preciso saber em quais setores investir primeiro para angariar mais cliques e novos clientes. Em empreendimentos fora do mundo virtual, o marketing pode ocupar um espaço secundário.

Porém, quando se fala em e-commerce, ele se torna essencial para o sucesso e crescimento do seu negócio. Segundo previsão da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas virtuais podem crescer até 18% este ano em relação a 2015.

Com este crescimento no setor, a concorrência também aumenta inevitavelmente. Segundo dados do E-bit, o Brasil conta com 60 mil lojas virtuais atualmente. Para que o seu empreendimento virtual se destaque entre os demais, é preciso uma divulgação adequada e inteligente.

Estratégias de marketing para e-commerce

Existem quatro frentes principais quando o assunto é marketing digital. Antes de iniciar os investimentos em publicidade para o seu negócio, é importante ter em mente que estes quatro pilares precisam funcionar juntos e, quando um deles está defasado, toda a divulgação do seu negócio é prejudicada.

São cinco etapas principais que precisam ser consideradas na hora de aplicar o marketing adequado ao seu negócio. Lembre-se sempre que o principal objetivo da sua loja é vender, e que é com base nele que toda a estratégia de divulgação deve ser estruturada.

A primeira etapa a ser cumprida é a de branding, que consiste em criar uma marca forte e consolidá-la no mercado de lojas virtuais. Com um branding bem feito, destacar-se no segmento dentre os concorrentes se torna mais simples.

Para conseguir realizar um branding apropriado, é preciso que os canais de comunicação da sua loja estejam sempre alinhados, buscando unicidade para que o consumidor se identifique com o empreendimento.

A criação de uma identidade visual sofisticada e de fácil memorização também está incluída na seção de branding e é importante para que seus clientes passem a reconhecer a marca com mais facilidade.

A etapa de awareness faz parte do segundo nível de estratégias de marketing para que seu e-commerce seja bem sucedido, e é uma das mais importante. Consiste em ampliar a visibilidade que a loja virtual possui, utilizando, para isso, os meios digitais (redes sociais, anúncios inteligentes, e-mail marketing, entre outros).

Nesta etapa, o monitoramento da recepção dos conteúdos produzidos por você para gerar engajamento é essencial. É preciso saber o que, quando e onde traz mais cliques e interesse por parte dos clientes.

Reputation é o terceiro nível, que consiste na criação e construção de relações entre você, clientes e parceiros que influenciem a opinião geral e consolidem a sua marca e produtos no seu segmento virtual.

O investimento em releases, distribuição de brindes para formadores de opinião do seu segmento e participação em eventos relacionados ao seu nicho de mercado são apenas algumas atitudes que ajudam na criação de uma boa reputação para a sua marca.

Conquistar a confiança e a preferência de seus clientes faz parte da etapa de engagement, na qual você irá fazer com que se enxergue valor diferenciado em seus produtos e marca.

A fidelização de clientes é um processo complexo que necessita de atenção. O oferecimento de um atendimento atencioso e de qualidade e a interação em espaços sociais on-line são algumas das maneiras de conquistar a confiança do seu público.

A quinta e última etapa de estratégias de marketing para e-commerce é a de advocacy, na qual o principal objetivo é elevar o patamar da fidelidade de seu consumidor, transformando-o em um embaixador que divulga e defende a marca.

Com a grande concorrência que há atualmente, esta etapa se torna cada vez mais complexa de atingir. Mas uma das ferramentas que auxiliam nesta fidelização máxima do cliente são as redes sociais.

Através delas é possível veicular campanhas que gerem engajamento, divulgar promoções e descontos e também conteúdos de interesse do cliente.

Transformá-las em um veículo para solução de problemas também agrega valor e praticidade no atendimento ao cliente.