Loja eletrônica: aprenda a criar uma e dar início ao seu negócio

Loja eletrônica: aprenda a criar uma e dar início ao seu negócio

Não importa o que você vende, a internet é o seu lugar. O e-commerce é um dos métodos mais eficientes para se destacar no mercado.

Além de ser um ambiente repleto de benefícios, como a enorme possibilidade de alcance e capacidade de atingir seu público em diversas localidades, o comércio eletrônico também permite uma gama maior de testes. Saiba os primeiros passos para criar uma loja on-line:

Planejamento

Liste todas as questões que envolvem a abertura de um negócio, como informações sobre logística, estoque, público-alvo, tipos de produto que irão à venda, área de atuação e valores de investimento. Essas informações nortearão todos os demais passos para abertura do seu e-commerce.

Pesquisa

Pesquise bem a sua plataforma de loja virtual e tecnologias disponíveis para saber quais são mais indicadas ao seu modelo de negócio. Você pode optar tanto por uma plataforma própria, como também contratar uma disponível no mercado, mas é essencial que ela possa integrar outros sistemas, como o de gestão do estoque e de emissões de notas fiscais, para unificar a administração da sua loja.

Layout

O layout do seu site e a comunicação devem mostrar a identidade da sua loja e do seu produto. Por isso, é muito importante pensar nas páginas, padrão visual, além da usabilidade e facilidade que o cliente terá para concluir a compra.

Conteúdo

Para atingir um público na internet, não basta apenas expor seus produtos em sua loja. Aposte em comunicação direta com o seu público-alvo; apresente boas descrições e imagens dos itens, além de planejar as principais datas do varejo.

Organize-se

Para abrir sua loja on-line e fazer com que ela funcione perfeitamente, você precisa saber como será a operação do negócio no dia a dia. É importante pensar em detalhes, como horários de atendimento on-line, atendimento pós-venda, comunicação com o cliente ao longo do período de espera da entrega, pesquisa de satisfação, entre outros. Todos os passos da compra devem estar mapeados para que o seu cliente tenha uma ótima experiência e volte a comprar com você.

Não se esqueça que além de estruturar a sua loja online, você precisa contar com os fornecedores, tanto de estoque como de logística.