Organização do seu e-commerce é método de fidelização dos clientes

Organização do seu e-commerce é método de fidelização dos clientes

As lojas virtuais têm ganhado cada vez mais espaço no dia a dia do consumidor. Se antes era necessário se deslocar para adquirir um produto, hoje facilmente se encontra e compra qualquer item sem sair de casa, através dos e-commerces.

Com um número cada vez maior de alternativas em e-commerces dentre as quais o consumidor pode optar, ter uma loja virtual organizada, que facilite e estimule a compra é essencial para manter a atenção do cliente, aumentar a taxa de conversão do seu negócio e fidelizar o cliente.

A categorização inteligente dos produtos disponíveis é uma das principais soluções para deixar a sua plataforma de vendas online mais dinâmica, e com navegação e mecanismo de busca simplificados.

Ao optar por categorizar os seus produtos, o dono de e-commerce está investindo não só na construção da identidade visual de sua marca, mas também na manutenção e credibilidade com os clientes, que se adaptam e passam a gostar da forma como o e-commerce é gerenciado.

Implantando a categorização inteligente

Dividir a gama de itens disponíveis no e-commerce em três níveis organizacionais garante que todos os produtos serão expostos corretamente na plataforma e sejam encontrados com facilidade pelos clientes. Esta simplicidade estimula a compra, já que o consumidor não precisa se esforçar muito para encontrar o que precisa.

Departamentos, categorias e sub-categorias são as três divisões principais que manterão o seu e-commerce visualmente organizado para os clientes e farão com que eles queiram acessar a loja virtual novamente.

São mais abrangentes e devem estar dispostas em um local de fácil reconhecimento. Utilizar o mecanismo de busca do site para categorizar as buscas de forma ainda mais específica também faz parte do processo de criar laços com os clientes através da praticidade.

Faça das características menores dos produtos, como cores, tamanhos e marcas, parte dos filtros do mecanismo de busca. Desta forma, o cliente consegue fazer uma pesquisa mais específica dentro dos níveis de categorização, o que o ajuda a encontrar o seu produto mais rapidamente e diminui as chances de desistência da compra.

Fazer com que esses filtros possam ser cumulativos e pesquisados em conjunto é uma maneira de refinar e especificar ainda mais a pesquisa por produtos. Ao saber que a categorização e pesquisa refinada do e-commerce funciona bem, as chances de retorno do cliente à loja e de novas aquisições aumentam consideravelmente.

Importância de uma boa plataforma para o seu e-commerce

Para que você possa colocar a categorização inteligente em prática, é preciso que o seu e-commerce conte com uma plataforma de montagem de lojas virtuais de qualidade.

Os limites para a criação da identidade visual e para o oferecimento de recursos que facilitem a navegação dependem diretamente das possibilidades oferecidas pela plataforma de e-commerce.

Escolher uma que seja open source, ou seja, que possibilite que os códigos de programação sejam customizados para se adequar melhor à proposta de cada e-commerce, é uma das melhores alternativas por ampliar as possibilidades de personalização do site.

A Magento é uma das principais plataformas de e-commerce open source disponíveis no mercado atual. Além de permitir a alteração no código fonte, ela também oferece plugins que se conectam às mais diversas tarefas e funções de uma infinidade de lojas virtuais.

A amplitude de opções de templates prontos disponíveis para a plataforma é uma das vantagens em abrir a sua loja virtual utilizando os recursos disponíveis na web. Para quem possui menos capital de investimento, utilizar um modelo já montado diminui os custos iniciais com identidade visual e não prejudica a organização e a estética do seu site.