Por que as pessoas costumam adicionar produtos ao carrinho e desistir da compra?

E-comerce

Pesquisar preços e produtos, adicioná-los ao carrinho e não finalizar a compra. O comportamento é bastante típico dos consumidores brasileiros de lojas virtuais e bem mais comum do que se pensa. Uma pesquisa feita pelo Sebrae entre maio e junho deste ano revelou que somente 1,5% das pessoas que clicam em um determinado produto realmente o compram.

De acordo com os especialistas, o hábito reflete tanto os costumes dos consumidores quanto fatores ligados à própria loja. A necessidade de muitos dados para o cadastro, por exemplo, faz com que muitas pessoas desanimem da compra ao longo do processo, deixando a finalização para depois ou mesmo desistindo.

Simplificando

Para evitar que os clientes do seu e-commerce abandonem os carrinhos cheios, é preciso oferecer a eles um ambiente de compra prático, que permita ações ágeis por meio de um processo simplificado. Nesse sentido, a Magento, plataforma de e-commerce mais usada no mundo, oferece menos burocracia no momento do cadastro e poucas etapas de conclusão do serviço. Isso faz com o que consumidor consiga fazer compras rápidas e seguras em uma interface intuitiva e agradável.

Além disso, as ferramentas de monitoramento e controle da experiência do usuário permitem uma visão mais abrangente do comportamento dos consumidores. Isso é fundamental para que se possa compreender a intenção dos clientes e atender às suas necessidades.

Nas lojas online, a busca por produtos de interesse é bastante rápida e prática, permitindo que o consumidor veja simultaneamente diversos itens atrativos. A grande oferta faz com que muitos adicionem os artigos que mais gostaram em seu carrinho de compras. Nesse caso, a ação demonstra mais uma possibilidade de comparação do que realmente uma intenção de compra – o carrinho se torna uma espécie de seleção inicial dos produtos preferidos, e o consumidor volta a ele para escolher aqueles que mais correspondem ao seu gosto e necessidades.

Como a busca nem sempre é feita em uma única loja, as pessoas tendem a encher os carrinhos em diversos e-commerces e comparar os resultados. Nesse caso, a compra é finalizada somente em um deles ou em nenhum, pois o cliente pode desistir da aquisição. Nesse caso, a dica é oferecer descrições detalhadas dos produtos, que demonstrem as suas diferenças em relação aos demais da categoria.