Saiba o que é “Certificado Digital SSL”

Saiba o que é “Certificado Digital SSL”

O HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) é uma sigla presente em grande parte dos links no formato (https://), apresentado também como um cadeado dourado. Ele é uma versão segura do HTTP (Hyper Text Transfer Protocol), que precede os endereços eletrônicos inseridos nos navegadores (http://), garantindo ainda mais proteção no momento em que há uma transferência de dados, principalmente relacionados a senhas.

Quando o primeiro modo aparece em seu navegador, significa que o HTTP está sendo utilizado sobre o SSL (Secure Sockets Layer), que garante a privacidade, integridade e veracidade do conteúdo que trafega na internet. Isto só é possível graças à autenticação que deve ser feita por todas as partes envolvidas.

Com o aumento do uso da plataforma digital para fins comerciais e o acesso a informações confidenciais – inclusive para checar contas e dados bancários –, especialistas e empresas engajadas no ramo consideraram que é imprescindível criar meios para que o conteúdo e as comunicações sejam acessados com o suporte de protocolos de segurança.

Como o SSL funciona?

Quando o usuário busca a informação contida em um site seguro, o navegador solicita o envio deste Certificado Digital. A partir deste momento, são verificados três itens: se o certificado apresentado é confiável, se é válido e se está relacionado com o site em questão. Caso eles tenham sido confirmados, as mensagens estão liberadas para serem trocadas.

O SSL utiliza um sistema para criptografar todos os dados transferidos. Duas chaves são usadas para realizar esta tarefa, uma pública – que é conhecida por todos – e uma privada – de conhecimento do destinatário. Devido ao seu funcionamento, ele é considerado a única maneira eficaz de obter segurança no comércio eletrônico e demais sites.

Por que o SSL é importante para seu site?

O Certificado SSL é o começo no que diz respeito à segurança para o site e seus consumidores. Esta é uma das principais formas, portanto, de atrair mais consumidores, já que a identidade da sua plataforma web é comprovada. Vale lembrar que ele pode ser emitido para um IP dedicado ou compartilhado.

Além da proteção de todas as informações, as empresas que emitem estes certificados também fazem a validação do domínio e, em alguns casos, da entidade detentora deste domínio. Mas quais são os benefícios que o Certificado SSL pode oferecer para o meu e-commerce?

  • Vantagem competitiva sobre as outras empresas do ramo
  • Reafirmar a segurança do seu site
  • Garantir aos seus consumidores que todas as informações são mantidas em sigilo
  • Assegurar que os dados fornecidos serão criptografados

Experiência máxima do usuário

O Certificado SSL é uma das premissas básicas para quem procura oferecer ainda mais tranquilidade e credibilidade aos seus leitores e clientes. Por isso, ele é um dos primeiros passos que devem ser dados para investir na real segurança do seu site.

Outro passo importante é investir em uma plataforma renomada e segura que possa conseguir fidelizar muito mais clientes. Além disso, ela é uma garantia ainda maior de que o seu e-commerce terá o Certificado SSL. O Magento é considerada um dos sistemas mais completos do mercado, com soluções inteligentes e práticas.

Líder no mercado de plataformas open source, a estrutura Magento atende a todas as suas necessidades – inclusive relacionadas à gestão do seu negócio, e permite que você incorpore novas funções à sua loja virtual. Desta maneira, ela consegue proporcionar uma experiência muito melhor ao usuário.