Tipos de comércio eletrônico: conheça cada um deles e escolha o melhor para o seu negócio

Tipos de comércio eletrônico: conheça cada um deles e escolha o melhor para o seu negócio

Principal escolha dos novos empreendedores, o e-commerce é um dos setores que mais crescem na economia brasileira, 5,2% no primeiro semestre deste ano, segundo a Ebit.

Mas, apesar do sucesso desse segmento, você sabe quais são os tipos de comércio eletrônico e qual é o mais adequado ao seu negócio?

Business to Consumer (B2C)

O tipo mais famoso de comércio eletrônico é o B2C, com empresas on-line vendendo serviços e produtos para o cliente final.

Business to Business (B2B)

Esse negócio consiste na relação entre empresas, sem a interação com cliente como pessoa física e é, normalmente, feito entre fabricantes e lojas.

Consumer to Consumer (C2C)

Este tipo de comércio eletrônico consiste na negociação entre duas pessoas físicas. Um bom exemplo são as negociações em brechós online, que você, enquanto pessoa física, vende um produto para o consumidor final.

Peer to Peer (P2P)

Nesse tipo de comércio, a transação é feita através de trocas de arquivos digitais, com pouco ou nenhum retorno financeiro. Ele é, geralmente, associado à pirataria. Um bom exemplo é o tipo de troca de arquivo do site 4shared.

M-Commerce

Esta definição é relativamente nova e consiste em uma transação comercial com o uso de um smartphone, tablet ou outro dispositivo móvel, geralmente feita através de uma plataforma de site ou aplicativo com foco na venda online. O M-commerce pode ser uma extensão da loja física, mas segmentada de forma virtual e com um display exclusivo para dispositivos móveis.

S-Commerce

Esse tipo de negócio prioriza a relação com os clientes por meio das redes sociais, como uma forma de atrair e fidelizar o cliente. Um dos seus objetivos é fazer com que seus clientes compartilhem seus produtos por meio de uma mídia social, como o Twitter ou Facebook; acessem as avaliações dos produtos e, assim, criem uma relação mais próxima e fidelizada com a empresa

T-Commerce

Essa categoria de comércio eletrônico faz uso da TV Digital como o meio principal para vender produtos. Assim, o telespectador pode, em qualquer momento do programa, comprar o produto que está sendo exibido, com o toque do controle remoto pelo cartão de crédito, débito ou contato direto com o vendedor.

É importante lembrar que, em qualquer modalidade de e-commerce, o processo do cliente visualizar e escolher seu produto, visualizar o carrinho de compras e realizar o pagamento sempre será on-line.

No entanto, para que esse processo ocorra de forma eficiente, é fundamental que o layout, a segurança e a transmissão de informações funcionem corretamente.